DF e nove cidades do Entorno terão sinal analógico de TV desligado nesta sexta-feira

02:03 Pesquisa e Inovação, Notícias 17/11/2016 - 20h14 Brasília Embed

Sabrina Craide

A partir desta sexta-feira (18), os moradores do Distrito Federal e de nove cidades do Entorno não receberão mais o sinal analógico de televisão, apenas o sinal digital. Nos próximos 30 dias, os canais analógicos exibirão uma mensagem informando sobre a migração.

 

Para conseguir captar o sinal digital, os telespectadores devem instalar uma antena apropriada, preferencialmente externa. Se o televisor for antigo, será preciso instalar um conversor de TV digital.

 

A maioria dos modelos mais novos de TV, com tela fina (plasma, LCD, LED) já vêm com o conversor de TV digital integrado.

 

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal têm direito a receber de graça um kit com antena e conversor digital.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que a experiência de Brasília será fundamental para a próxima etapa de desligamento do sinal analógico, prevista para março do ano que vem, em São Paulo.

 

Além de Brasília, o sinal analógico será desligado nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

 

O cronograma do governo  prevê que todas as cidades do país deverão receber apenas o sinal digital até dezembro de 2018.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique