Marque no relógio: às 20h34 começa o o eclipse lunar que avermelha a Lua

01:32 Pesquisa e Inovação, Notícias 10/02/2017 - 13h35 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Logo mais, à noite, quando você olhar para o céu, vai ver uma Lua diferente. É um fenômeno chamado eclipse lunar penumbral. É quando a Lua atravessa as áreas mais escuras da sombra que o Sol provoca na Terra. A Lua não chega a desaparecer, mas fica com um tom avermelhado. Quanto mais próxima do horizonte, mais forte o rubor da Lua.


O fenômeno poderá ser visto em quase todo o mundo, mas aqui no Brasil a visão será privilegiada. Não apenas pela localização geográfica, mas também pelo horário. Por aqui, o eclipse começa às 20h34 e termina à 00h53 (já na virada do dia 11). Ao todo, 4 horas e 19 minutos de duração. O auge do eclipse penumbral da Lua será às 22h43.


O que pode atrapalhar é o tempo. Vale a torcida, porque, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o tempo terá nuvens em quase todo o Brasil. O céu só deve ficar limpo no sul de Goiás, no leste do Mato Grosso do Sul, em quase todo o Paraná e em São Paulo.


O próximo eclipse será do Sol, no dia 26, domingo de carnaval, por volta de meio-dia. Mas só vai dar pra ver parcialmente.