Inaugurada em Mato Grosso primeira indústria que vai produzir etanol de milho

02:06 Pesquisa e Inovação, Notícias 11/08/2017 - 15h37 Brasília Embed

Danyele Soares

Foi inaugurada em Mato Grosso a primeira indústria do Brasil a produzir etanol usando o milho como matéria-prima. A FS Bioenergia fica na cidade de Lucas do Rio Verde e é resultado de uma parceria entre uma companhia brasileira e uma norte-americana.

 

O presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, participaram da inauguração. Na cerimônia, Temer comemorou a instalação da indústria e disse que o investimento demonstra a confiança dos empresários no desenvolvimento do país e também no governo.

 

O presidente também acredita que em breve o país vai recuperar o grau de investimento, já que nos últimos anos agências risco internacionais rebaixaram o Brasil e retiraram selo de bom pagador. No discurso, Temer ainda defendeu as privatizações.

 

Temer também participou da abertura da colheita de algodão no município mato grossense. O Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de algodão em pluma e Mato Grosso é responsável por cerca de 67% da produção nacional.

 

E, segundo Temer, o estado também deve se tornar este ano o maior produtor de milho do país. O presidente aproveitou para destacar a participação do agronegócio no PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país. No primeiro trimestre do ano, o setor impulsionou o PIB, mostrando que a economia brasileira cresceu 1% no período.