Universo: Daniela Lazzaro explica porque temos que saber do que são feitos asteroides e cometas

11:46 Pesquisa e Inovação, Programetes 22/01/2018 - 06h01 Brasília Embed

Apresentação Lana Cristina e Victor Ribeiro

Na semana passada, convermos com a astrônoma Daniela Lazzaro, pesquisadora titular do Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Ela nos falou porque não sentimos a Terra girar e nos deu as definições de planeta, planeta-anão, satélite e pequenos corpos como asteroides, cometas e transnetunianos. Também explicou porque Plutão não é mais planeta.

Agora, na segunda parte da entrevista, Daniela nos conta sobre o projeto Impacton, que tem o objetivo de estudar as propriedades físicas de pequenos corpos celestes que orbitam no nosso Sistema Solar. O objetivo é, conhecendo as características desses objetos, poder traçar uma estratégia de evitar catástrofes caso eles venham a colidir com a Terra.

Pra isso, os pesquisadores coordenados por Daniela observam os corpos celestes a partir do telescópio brasileiro que fica na cidade de Itacuruba, Pernambuco. É o Observatório Astronômico da Serra de Itaparica. Ele é o segundo maior telescópio do país, com um espelho de 1 metro de diâmetro.

Acompanhe com a gente!

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo  e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

* Áudio corrigido às 12h14 de 22/01/18.