Observatórios têm programação especial para lembrar o Dia Internacional do Asteroide

12:39 Pesquisa e Inovação, Programetes 22/06/2018 - 20h00 Brasília Embed

Apresentação: Adrielen Alves e Marcos Chagas

30 de junho foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional do Asteróide. Isso para lembrar o que caiu na Sibéria, Rússia, em 30 de junho de 1908. São mais de 2.500 eventos espalhados por 193 países.

 

Aqui no Brasil, vários observatórios têm programação especial e começam neste sábado, como por exemplo Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP, em Bauru.

 

Agora eu fico aqui me perguntando, esse dia dedicado a um asteróide é para lembrar a humanidade de um risco que existe? Quem vai contar pra gente é o professor Rodolfo Langui, da Unesp.

 

Vamos falar mais um pouquinho sobre esse evento da Rússia, porque foi em homenagem - entre aspas -  a esse 30 de julho de 1908 que foi considerado o dia, não é professor ?

 

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. É publicado semanalmente na Radioagência Nacional e na Rádio Nacional. Ouça aqui os programas já veiculados da série.