Cidades terão R$ 1 bi para projetos de desenvolvimento sustentável

02:30 Pesquisa e Inovação, Notícias 27/09/2018 - 15h39 Brasília Embed

Danyele Soares

Cidades que queiram investir em inovação terão 1 bilhão de reais em financiamento para projetos de saneamento e recursos hídricos, mobilidade urbana, eficiência energética e energias renováveis.

 

Os recursos fazem parte do Programa Cidades Inovadoras, lançado nesta quinta-feira pelo presidente Michel Temer.


De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o objetivo é incentivar municípios a promover o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras.

 

Entre as ações que serão financiadas estão projetos de aproveitamento de água da chuva, sistemas de transporte e redução de emissões de gases, sistemas de energias fotovoltaica, eólica e de biomassa.

 

Segundo o presidente Michel Temer, o programa mostra ao mundo que o Brasil está, de fato, no século XXI.


Os recursos serão liberados em dois anos. E o prazo para pagamento será de 8 a 10 anos.

 

O presidente da Financiadora de Inovação e Pesquisa, Ronaldo Camargo, disse que as cidades devem apresentar os projetos com algum fator de inovação.


De acordo com  o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o programa vai focar em bancos de desenvolvimento, agências de fomento e outras instituições financeiras, que devem repassar os recursos para prefeituras, governos estaduais, empresas de economia mista ou instituições privadas concessionárias de serviço público.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.