Ideias Inovadoras: tecnologia do ultrassom está sendo utilizada no ramo da alimentação

02:04 Pesquisa e Inovação, Notícias 03/09/2018 - 08h00 Brasília (DF) Embed

Wellington Barros

Engana-se quem pensa que a técnica do ultrassom tem aplicações apenas na área de saúde. Pesquisadores do interior de São Paulo utilizaram a tecnologia no ramo de alimentação e conseguiram melhorar algumas propriedades de sucos de frutas.

 

O principal resultado foi na textura da bebida, que ficou mais encorpada. A técnica também ajudou a evitar a concentração da polpa no fundo do recipiente.

 

O estudo acontece há cinco anos e envolve uma equipe internacional e multidisciplinar. Quem explica a descoberta é o doutor Pedro Augusto, coordenador do Grupo de Estudos em Engenharia de Processos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba.

 

Além do impacto positivo no aspecto sensorial, a pesquisa comprovou a vantagem da preservação de nutrientes em sucos de frutas processados com ultrassom.

 

O teor de vitamina C em bebidas de laranja e tangerina manteve-se inalterado. De acordo com o professor Pedro Augusto, no caso do suco de goiaba, o licopeno, importante na prevenção de câncer de próstata, ficou mais fácil de ser absorvido pelo organismo.

 

Outra vantagem do ultrassom é que facilita a conservação da água de coco, pois bloqueia enzimas responsáveis por alterar a cor e o sabor do produto.

 

A inovação ainda não é utilizada na indústria, mas está passando por estudos mais aprofundados a fim de se viabilizar a aplicação em larga escala.