Universo: Imagem de buraco negro no centro da Via Láctea é aguardada para este ano

12:09 Pesquisa e Inovação, Programetes 11/04/2019 - 15h32 Brasília Embed

Apresentação de Adrielen Alves e Marcos Chagas

E esta semana, uma notícia mais que esperada!

 

Ou melhor uma imagem, feita por um grupo de pesquisadores do projeto Event Horizon Telescope que vai dar muito o que falar: a primeira imagem de um buraco negro, localizado na galáxia M87.

 

E quem está aqui para conversar com a gente é o astrônomo do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Astronômica Brasileira, Thiago Signorini,

 

Nas palavras de Signorini, a imagem do buraco negro era esperada e confirmou a Teoria da Relatividade de Einstein e também as simulações que foram feitas até então. 

 

E a expectativa é que em breve, até o fim de 2019, possamos ter acesso à imagem do buraco negro localizado no centro da Via Láctea. 

 

Thiago, bem-vindo.

 

Universo: Apresenta temas ligados à astronomia com o objetivo de explicar, de forma didática, as principais teorias do universo e descobertas científicas ligadas ao espaço. Ouça aqui os programas já veiculados da série.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique