Estudantes de GO criam chiclete de pimenta para astronauta retomar paladar

03:08 Pesquisa e Inovação, Notícias 07/10/2019 - 09h31 Brasília Embed

Jéssica Gonçalves

As sensações para quem está em uma nave espacial são diferentes de quem está em terra firme.


Depois de alguns dias no espaço, os astronautas perdem o paladar e deixam de sentir o gosto da comida.


Para resolver essa questão, estudantes do Sesi Vila Canaã, em Goiânia, no estado de Goiás, criaram o “chiliclete”, um chiclete de pimenta capaz de trazer de volta o gostinho dos alimentos.


O produto foi criado por sete alunos de Ensino Médio. Entre eles o estudante Miguel Dutra, de 16 anos, conta como surgiu a ideia de fabricar um chiclete para ajudar os astronautas quando estão em órbita.


Uma solução simples e barata e com sabores de menta com pimenta e churrasco com pimenta.


O “chiliclete” pode ganhar novas utilidades além do espaço. Com os devidos ajustes na dose da pimenta, o produto já foi testado em pessoas que estavam gripadas, com nariz entupido e alcançou bons resultados.


Os estudantes contaram com a orientação de uma equipe multidisciplinar de professores e utilizaram a estrutura do Sesi.


O professor Flamarion Moreira, que acompanhou o projeto, explica que, com os avanços nas pesquisas, mais pessoas podem usufruir dos benefícios do chiliclete.


A experiência foi parar em um concurso da Universidade da Nasa, a Agência Espacial Americana, e se destacou em primeiro lugar entre 60 equipes, de 12 nacionalidades.


Os pesquisadores já abriram o processo para o pedido de patente e estão em busca de financiamento para continuar com a pesquisa e produção do chiliclete.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique