Mais 57 agrotóxicos são liberados, sendo dois deles inéditos

01:22 Pesquisa e Inovação, Notícias 27/11/2019 - 14h21 Brasília Embed

Maíra Heinen

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento autorizou o uso de mais 57 agrotóxicos, dois deles inéditos. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).

 

Para o combate ao percevejo marrom, praga da cultura da soja, poderá ser utilizado um defensivo agrícola biológico à base da vespa Telenomus Podisi. Outro produto aprovado é formulado à base de óleo de casca de laranja, que poderá ser usado para combater o pulgão em pequenas culturas como alface, agrião, brócolis e couve flor.

 

Além destes, o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária traz o registro de 55 produtos genéricos, ou seja, com base em ingredientes ativos que já estavam no mercado.

 

Segundo o Ministério, a intenção é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos agrotóxicos, fazendo cair o custo da produção.

 

Apenas em 2019 foram publicadas no Diário Oficial da União 467 liberações de agrotóxicos, no entanto, 63 foram suspensas pela justiça.

 

Ainda de acordo com o ministério, nos últimos anos, diversas medidas desburocratizantes foram adotadas para que a fila de registros de defensivos ande mais rápido no Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique