Entenda como funciona o voto proporcional

Publicado em 30/07/2014 - 18:38 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O chamado voto proporcional começou a ser usado no Brasil em 1932. É por meio dele que elegemos vereadores, deputados estaduais, distritais e federais.

 

No sistema proporcional, o eleitor pode votar no candidato ou no partido que preferir. Às vezes, os mais votados não são eleitos. Isso acontece porque para eleger alguém, o partido ou a coligação de partidos deve atingir o coeficiente eleitoral. O coeficiente é o número total de votos válidos de uma eleição dividido pelo número de cadeiras da casa legislativa.

 

Por isso é importante o eleitor lembrar que seu voto, nesses casos, pode ir para o partido ou para a coligação, elegendo outros candidatos, que não o escolhido nominalmente por ele.

 

Somente depois de definir o número de cadeiras de cada partido ou coligação é que os candidatos eleitos serão conhecidos. Se uma determinada coligação conseguir, por exemplo, cinco cadeiras, elas serão distribuídas entre os mais votados dentro dessa coligação.

 

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo