Votação para presidente a cada quatro anos começa em 1889

Publicado em 10/07/2014 - 08:00 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Foi no ano de 1889 que o Brasil deu início a sua primeira República. A mudança trouxe a figura do Presidente, que passou a ser eleito em votação direta a cada quatro anos.

 

Conhecido como Primeira República ou República Velha, esse período durou até o ano de 1930 e ficou marcado pela chamada política do Café com Leite. Recebeu esse nome porque os grupos políticos de Minas Gerais – estado conhecido pela produção de leite – e São Paulo – maior produtor de café da época – se revesavam na presidência e dominavam a política nacional.

 

Apesar de trazer avanços, a República continuava excluindo mulheres e analfabetos do processo eleitoral. Fazendo com que a maior parte da sociedade ficasse de fora das eleições. Para se ter uma ideia, em 1894 votaram apenas 2,2% da população. Isso sem falar nas fraudes eleitorais, muito comuns nesse período.

 

Boletim das Eleições: Publicado de segunda a sexta, com histórias, curiosidades, dicas e prazos do processo eleitoral. 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo