CPI da Petrobras pode durar até 22 de dezembro

Publicado em 30/10/2014 - 09:15 Por Pollyane Marques - Brasília

Os trabalhos da CPI Mista que investiga irregularidades na Petrobras podem ser prorrogados até o dia 22 de dezembro, um mês além do previsto para o encerramento das atividades. Mas para isso, são necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.


Além disso, vão ser realizadas duas sessões por semana para adiantar a análise dos documentos que já estão na Comissão, e para as oitivas. O presidente da CPI Mista, Vital do Rêgo, não descartou ainda, pressionar mais uma vez o Supremo Tribunal Federal para ter acesso às delações premiadas de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef nesse período.

 

No dia 15 deste mês, o presidente da CPI Mista entrou com um mandado de segurança no Supremo pedindo acesso às delações


Na próxima semana, os líderes partidários devem se reunir para definir quem ainda será ouvido pela CPI Mista.

 

Nesta quarta-feira (29) deputados e senadores ouviram o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza.

 

Durante o depoimento, Cosenza disse desconhecer a existência de um cartel para manter um esquema de propina na estatal, mas que o assunto está sendo alvo de auditoria interna na empresa. O diretor também declarou que nunca ouviu falar de propina na Petrobras e que nunca foi procurado para compor nenhum esquema.

 

Conseza atualmente exerce o cargo antes ocupado por Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal, e que em depoimento teria confirmado a existência de um esquema de propina que destinava 3% dos valores dos contratos para serem repassados a partidos políticos.

 

Os desvios podem somar 10 bilhões de reais. O atual diretor disse ainda que conheceu Paulo Roberto Costa durante a transição de diretorias, mas que não manteve contato com ele após a troca de diretores. Afirmou também desconhecer Alberto Yousseff, também preso pela Polícia Federal acusado de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo