Rollemberg anuncia fim de 14 pastas no GDF

Publicado em 16/12/2014 - 10:10 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou nesta segunda-feira (15), os nomes dos novos secretários de estado. Durante entrevista coletiva, ele informou que o número de pastas foi reduzido de 38 para 24.

 

Entre os escolhidos está o jornalista Hélio Doyle, coordenador de transição da equipe de Rollemberg, que vai assumir a Casa Civil.


O novo governador afirmou que o objetivo é trabalhar com transparência e ter diálogo com a sociedade. Um dos principais desafios, segundo ele, é resolver a crise política causada por atrasos no pagamento de funcionários públicos e terceirizados. O déficit nas contas públicas é de três bilhões e oitocentos milhões de reais.


SONORA


Também foram escolhidos nomes como Cláudio Ribas para a Casa Militar, Leany Lemos para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Colombini para a Fazenda, Guilherme Reis para a Secretaria de Cultura, Ivan Castelli para a Saúde, e Arthur Trindade como secretário de Segurança Pública e Paz Social. O futuro Secretário de Educação, Júlio Gregório, disse que pretende contratar professores temporários já no início do ano para tentar minimizar a defasagem de educadores em todo o DF.


SONORA


O Cientista Político João Paulo Peixoto afirma que, além dos benefícios financeiros, a restrição da máquina pública melhora o gerenciamento das ações de governo.


SONORA


Mas já nos primeiros dias de governo, Rollemberg pode enfrentar problemas para reduzir o número de secretarias. É que, segundo uma lei sancionada em novembro na Câmara Legislativa, as alterações na administração pública devem ser discutidas e aprovadas pelos parlamentares.


O governador eleito entrou com uma ação de inconstitucionalidade no Ministério Público, que tramita no Tribunal de Justiça. O processo pode ser votado nesta terça-feira. Se o Conselho Especial do TJ não decidir a questão ou concluir que a lei é constitucional, o governo só poderá sofrer alterações no fim do recesso parlamentar, depois do Carnaval.

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo