Celina Guimarães Vianna foi primeira eleitora do país

Publicado em 24/02/2015 - 07:14 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

A edição do Viva Maria desta terça-feira (24) presta homenagem às mulheres que nos idos de 1910 deram início ao movimento pelo sufrágio feminino - a começar pela professora Deolinda Daltro, que fundou no Rio de Janeiro o Partido Republicano Feminino. Impossível esquecer também a luta que se travou a partir de 1919 quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.

 

No nordeste, a pioneira professora Celina Guimarães Vianna conseguiu seu registro para votar na década de 20, e é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, ela requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró-RN em novembro de 1927.


O Rio Grande do Norte ingressou na história do Brasil como o Estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Foi lá também que as brasileiras conseguiram eleger a primeira prefeita do Brasil. O fato aconteceu em 1929, quando Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.

 

De lá pra cá, como diz a atriz Cida Mendes, na pele de sua personagem Concessa, continuamos muito “pouquinha”. Nossa baixa representatividade no Congresso Nacional chega a ser aviltante. No Senado, hoje, são 13 senadoras no total de 81 cadeiras (16%). Na Câmara, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.


E se você aí se pergunta afinal por quê ainda vivemos tamanha desigualdade, escute agora a opinião da jornalista Jacira Mello que é diretora executiva do Instituto Patricia Galvão e há anos debate a relação que nós Marias temos com o poder.

 

Até sexta-feira (27), Viva Maria promove a Semana Chiquinha Gonzaga, em homenagem aos 83 anos do voto feminino no Brasil.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo