Celina Guimarães Vianna foi primeira eleitora do país

09:42 Política, Notícias 24/02/2015 - 07h14 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

A edição do Viva Maria desta terça-feira (24) presta homenagem às mulheres que nos idos de 1910 deram início ao movimento pelo sufrágio feminino - a começar pela professora Deolinda Daltro, que fundou no Rio de Janeiro o Partido Republicano Feminino. Impossível esquecer também a luta que se travou a partir de 1919 quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.

 

No nordeste, a pioneira professora Celina Guimarães Vianna conseguiu seu registro para votar na década de 20, e é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, ela requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró-RN em novembro de 1927.


O Rio Grande do Norte ingressou na história do Brasil como o Estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Foi lá também que as brasileiras conseguiram eleger a primeira prefeita do Brasil. O fato aconteceu em 1929, quando Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.

 

De lá pra cá, como diz a atriz Cida Mendes, na pele de sua personagem Concessa, continuamos muito “pouquinha”. Nossa baixa representatividade no Congresso Nacional chega a ser aviltante. No Senado, hoje, são 13 senadoras no total de 81 cadeiras (16%). Na Câmara, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.


E se você aí se pergunta afinal por quê ainda vivemos tamanha desigualdade, escute agora a opinião da jornalista Jacira Mello que é diretora executiva do Instituto Patricia Galvão e há anos debate a relação que nós Marias temos com o poder.

 

Até sexta-feira (27), Viva Maria promove a Semana Chiquinha Gonzaga, em homenagem aos 83 anos do voto feminino no Brasil.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique