Há 23 anos, morria o ex-presidente Jânio Quadros

Publicado em 16/02/2015 - 07:30 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ele iniciou a carreira política em São Paulo, após se formar em Direito. Foi vereador, prefeito e governador do Estado.


Com o apoio da UDN, União Democrática Nacional, foi eleito presidente da República por meio do voto direto, nas eleições presidenciais de 1960, tendo como vice o candidato da oposição João Goulart. Sua campanha eleitoral tinha como símbolo uma vassoura. Jânio prometia que ia varrer tudo que havia de errado no Brasil, principalmente a corrupção.

 

Renunciou sete meses depois de assumir a presidência, em 25 de agosto de 1961.

 

Em 1962, Jânio Quadros candidatou-se ao governo do Estado de São Paulo mas foi derrotado. Durante o golpe militar de 1964, teve seus direitos políticos cassados por dez anos.

Retornou à política após a anistia e, em 1982, candidatou-se, sem sucesso, ao governo de São Paulo. Em 1985, elegeu-se prefeito de São Paulo, pelo PTB.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo