STF divulga lista de investigados na Operação Lava Jato

01:18 Política, Notícias 07/03/2015 - 00h48 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa sexta-feira (6) autorizar a abertura de inquérito para investigar 49 pessoas – das quais 47 políticos. Eles são suspeitos de participação no esquema de corrupção da Petrobras revelado pela Operação Lava Jato.


Entre eles, há 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e até uma ex-governadora. Os políticos são de cinco partidos diferentes: 32 do PP, sete do PMDB, seis do PT, um do PSDB e um do PTB.


Entre esses estão o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Além dos políticos, o tesoureiro do PT, João Vacarri Neto, e o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, citados como operadores do esquema.


O ministro do supremo, Teori Zavascki, quebrou o sigilo dos inquéritos porque, segundo ele, não há interesse social para justificar o sigilo. Ele afirmou que é importante abrir o caso até mesmo em atenção aos valores republicanos, para que a sociedade brasileira tome conhecimento dos fatos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique