Há 30 anos, morria Tancredo Neves

Publicado em 21/04/2015 - 07:30 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 30 anos morreu o primeiro presidente civil eleito indiretamente depois da ditadura militar, Tancredo Neves. O povo brasileiro esperava uma grande festa com o fundador da chamada Nova República, mas a doença e a morte suRpreenderam a população.

 

Um dia antes da posse, na missa no santuário Dom Bosco, Tancredo passou mal, foi para casa e mais tarde teve que ser internado às pressas, no dia 14 de março de 1985. Trinta e oito dias depois, morreu sem assumir o cargo.

 

Durante a missa, Tancredo demonstrou repetidas vezes um desconforto, levando a mão direita à barriga por cima do paletó, num disfarçado gesto de dor. Ao sair da igreja, evitou os jornalistas e também dispensou os cumprimentos dos convidados.

 

Tancredo Neves havia sido eleito pelo colégio eleitoral – um sistema indireto de escolha do presidente, que reunia os membros do Congresso Nacional e representantes das Assembleias Legislativas dos estados – para enfrentar o candidato oficial, o então deputado federal Paulo Maluf.

 

Tancredo foi internado à noite, no Hospital de Base, em Brasília, com uma crise aguda de diverticulite. A cirurgia foi de emergência. Um teste para o povo brasileiro sobre a capacidade para enfrentar crises depois de 20 anos do regime militar.

 

Foram 38 dias de agonia. Um sofrimento acompanhado pelo povo brasileiro, ora com esperanças, ora com temor a cada boletim médico divulgado. Mas Tancredo Neves, aos 75 anos, não resistiu. O coração dele entrou em colapso, sucumbiu a uma infecção generalizada. Tancredo Neves morreu em 21 de abril, uma noite de domingo, dia de Tiradentes.

 

 Ele foi um grande articulador do movimento popular por mudanças políticas que marcou a história do Brasil: o Diretas Já. Apesar de ter participado da luta pelas eleições diretas, não viveu para presenciá-las.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo