Santarém começa em julho o recadastramento biométrico

Publicado em 24/04/2015 - 15:22 Por Michelle Moreira - Brasília

Os eleitores da Região Metropolitana de Santarém, no Pará, devem passar este ano pelo recadastramento biométrico. Ao todo são três municípios que somam mais de 200 mil votantes. A intenção é de que o sistema seja usado nas eleições municipais de 2016.

 

O gerente de biometria do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral no Pará, Dilson Mesquita, garante que a grande vantagem da biometria é a segurança na identificação do eleitor.

 

Sonora: "Ela traz componentes adicionais para o mesário e para a própria urna eletrônica aferirem se o eleitor que está se apresentando para votar é o mesmo eleitor que fez o recadastramento. Lembrando que a biometria não é somente a digital. Ela tem a foto do eleitor que é impressa no caderno de votação. Então o mesário além de confirmar a digital na urna, ele pode observar a foto e comparar com a pessoa que se apresentou para votar lá."

 

Em Santarém, as pessoas devem procurar o cartório eleitoral a partir de julho. Já nos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, o processo começa apenas em agosto. Nestes locais serão montados pontos de atendimento.

 

Para o recadastramento, os eleitores devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Para atestar a moradia será permitida a apresentação de documento que confirme a matrícula de filhos em escolas no município; o cartão de vacinação ou do SUS.

 

De acordo com o TRE no Pará, 13 municípios do estado devem passar pelo processo de cadastramento biométrico até 2016. 700 mil eleitores paraenses já fizeram o cadastramento e já votaram nas últimas eleições, em 2014, utilizando o sistema de biometria.

 

 

 

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo