Prefeitos e governadores eleitos até 2014 poderão se reeleger

01:06 Política, Notícias 28/05/2015 - 09h16 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Além de ter aprovado o financiamento misto de campanha, em que empresas poderão fazer doações para os partidos e pessoas físicas para candidatos, os deputados aprovaram ontem à noite o fim da reeleição para os cargos do executivo, que são os de presidente, governador e prefeito. A proposta foi aprovada com ampla maioria: 459 dos 513 deputados votaram a favor.

 

Mas o texto prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplica aos governadores eleitos no ano passado e prefeitos eleitos em 2012. Para presidente, essa exceção não se aplica, já que a presidenta Dilma Rousseff já está em seu segundo mandato e, pela lei, já não poderá se candidatar novamente em 2018.

 

Nesta quinta-feira (28), os deputados vão se dedicar a outro ponto da Reforma Política: o tempo de mandato. Devem decidir se os mandatos ficam nos atuais quatro anos ou se serão ampliados para cinco anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique