Comissão do Senado aprova nova Lei de Migração

Publicado em 02/07/2015 - 18:34 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A nova Lei de Migração foi aprovada nesta quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

 

 

A proposta vai substituir o Estatuto do Estrangeiro, em vigor desde 1980.

 


O texto muda de estrangeiro para migrante o tratamento dado às pessoas de outros países que queiram viver ao Brasil.


Segundo o relator, senador Ricardo Ferraço, com a aprovação, a matéria passa a ser inserida no contexto da proteção internacional dos direitos humanos porque garante aos imigrantes condição de igualdade com os nacionais, prevê a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a seguranca e a propriedade.

 

Além de garantir os direitos e liberdades civis, sociais, culturais e econômicos, além do direito a liberdade de circulação no território nacional.

 


Os migrantes, segundo o projeto, terão acesso igualitário e livre aos serviços, programas e benefícios sociais, bens públicos, educação e assistência social.

 

Aprovado em caráter terminativo, o texto segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados, caso não seja apresentado recurso para votação pelo plenário do Senado.

Últimas notícias
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo