Comissão do Senado aumenta restrição a Fundo Partidário

Publicado em 07/07/2015 - 22:24 Por Gilberto Costa - Brasília

A comissão temática do Senado responsável pela reforma política aprovou mudança no acesso ao Fundo Partidário. Se a proposta for aprovada nos plenários do Senado e da Câmara, somente terão direito ao fundo partidário nos próximos três anos as legendas com diretórios permanentes em 10% dos municípios.


Após esse prazo e até 2022, a exigência de representação aumenta. Os partidos devem ter diretórios permanentes em 20% dos municípios e 2/3 dos estados. O fundo é formado basicamente com recursos da União e este ano tem disponível R$ 811 milhões.


Além de fixar critérios para acessar os recursos do fundo partidário, a Comissão de Reforma Política aprovou proposta que redistribui o tempo semestral de propaganda partidária em cadeia de rádio e TV.


Em outra decisão, a comissão aprovou projeto de lei que estabelece a realização de novas eleições para prefeito, governador, senador e presidente quando o eleito for cassado. Atualmente, a Justiça Eleitoral determina a posse dos segundos colocados.


Conforme o relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a mudança acaba com o terceiro turno eleitoral e dá poderes aos eleitores.

 

Na semana passada, a comissão aprovou um projeto de lei que altera o critério de distribuição dos votos proporcionais para a eleição de deputados e vereadores; e acaba com o rateio de votos entre as legendas coligadas.


Na avaliação do presidente da comissão da reforma política, senador Jorge Viana (PT-AC), as mudanças aprovadas estabelecem na prática cláusulas de barreira que fortalecem os partidos políticos e desestimulam o funcionamento de legendas de aluguel, como deseja a opinião pública.

 

Todas as medidas aprovadas seguem para o plenário do Senado em regime de urgência e poderão ser votadas até o dia 17, quando começa o recesso do Legislativo.


A Comissão de Reforma Política do Senado deverá tratar ainda do financiamento das campanhas eleitorais. Proposta lida na semana passada prevê um limite da contribuição das empresas privadas. A Câmara dos Deputados já aprovou no plenário que as empresas poderão fazer doações a partidos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo