Governadores do Nordeste pedem recursos para segurança

01:16 Política, Notícias 17/07/2015 - 20h57 Brasília (DF) Embed

Edwirges Nogueira

Os governadores dos nove estados do Nordeste divulgaram nesta sexta-feira (17) a Carta de Teresina. O documento reúne uma série de demandas discutidas durante o Quarto Encontro de Governadores do Nordeste, que teve como eixos Segurança Pública, Previdência Social e Ciência e Tecnologia. Essas demandas serão levadas ao governo federal.

 

Entre as propostas, está a criação de um sistema nacional de segurança pública e justiça, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS). A função desse fundo é repassar verbas federais para os estados.

 

Na área da previdência social, os governadores pedem que o governo federal compense os cofres estaduais no pagamento de aposentados e pensionistas do magistério.

 

O documento também propõe estabelecer uma meta de investimentos em ciência e tecnologia. Os gestores querem que, em quatro anos, o governo federal aplique 28% dos recursos federais da área na região Nordeste.

 

Junto com a Carta de Teresina, os governadores lançaram um manifesto de apoio ao mandato da presidenta Dilma Rousseff. No texto, eles afirmam que acreditam na retomada do crescimento econômico e social e consideram incabível a ideia do impeachment.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique