Professor explica recusa de assumir vaga no CCS

Publicado em 31/07/2015 - 18:30 Por Apresentação Valter Lima - Brasília

O Conselho de Comunicação Social (CCS)  -  órgão auxiliar do Congresso que tem a atribuição de elaborar estudos e pareceres sobre assuntos referentes à comunicação social – tem recebido críticas de oito deputados, dois senadores e nove entidades da sociedade civil deram entrada na terça-feira (29) em um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o ato que nomeou os integrantes do CCS. Eles alegam que o processo de aprovação da nova composição do Conselho  foi ilegítimo, inconstitucional e antirregimental. 

 

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), uma das autoras do mandado, afirma que a sessão do Congresso Nacional em que foram aprovados os novos conselheiros não teve quórum suficiente para deliberação.

 

O professor de  Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Murilo César Ramos, também indicado para as vagas da sociedade civil, explica porque não assumiu a vaga: discorda do processo de escolha dos integrantes.

 

Neste debate no programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o Presidente do Conselho. Miguel Ângelo Cançado, indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diz que se há algum “um vício de origem” na formação do Conselho, quem deverá responder é o Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros.

 

Já o representante do Coletivo Intervozes,  Gustavo Gindre, lembrou que a posse demorou mais de 120 meses, falta de quórum na sessão de posse e criticou a composição do Conselho – dois ministros, dois funcionários do Senado e uma suplente que representa associações ligadas a vários segmentos da Imprensa – ocupando vagas da sociedade civil.

 

O STF vai deliberar sobre o assunto em agosto, após o recesso do Judiciário.

 

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo