Congresso volta a discutir hoje vetos presidenciais

Publicado em 30/09/2015 - 07:36 Por Gilberto Costa - Brasília

O Congresso Nacional deve voltar a se reunir nesta quarta-feira para finalizar a apreciação dos vetos presidenciais, iniciada na semana passada. Estão para ser votados seis vetos cujas análises não foram concluídas na sessão do último dia 22.

 

O mais polêmico é o que negou o reajuste escalonado em até 78,56% aos servidores do Judiciário.

 

A aprovação do reajuste mobiliza desde junho os servidores do Judiciário que reclamam de estarem sem aumento há nove anos. De acordo com a Presidência da República, o reajuste teria um impacto de R$ 36 bilhões nas contas públicas entre 2015 e 2019.

 

Além dos vetos a projetos de impacto econômico, o presidente da Câmara dos Deputados quer que o Congresso analise os vetos publicados nesta terça-feira referente a mudanças na legislação eleitoral.

 

Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, os líderes condicionam a análise dos vetos que interessam ao governo à inclusão dos vetos à lei eleitoral.

 

Em paralelo à decisão de realizar a sessão do Congresso Nacional, o presidente da Câmara convocou três sessões extraordinárias de votação, o que pode inviabilizar a apreciação dos vetos como está marcada.

 

Segundo o presidente do Senado Renan Calheiros, que deverá conduzir a sessão conjunta das duas casas, o posicionamento da Câmara dos Deputados quebra a regra de apreciação dos vetos e a inclusão dos vetos à lei eleitoral não é recomendável.

 

A Câmara dos Deputados realizará sessão extraordinária às 11 horas para votar a Medida Provisória que cria uma nova fórmula para o cálculo de aposentadorias. A MP recebeu mais de 100 emendas e perde a validade no próximo dia 15 de outubro.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo