Confira os destaques da Câmara e do Senado desta semana

Publicado em 20/10/2015 - 07:00 Por Priscilla Mazenotti - Brasília (DF)

O Senado começa a semana com a pauta trancada pela Medida Provisória 675, que autoriza o uso do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) em licitações e contratos na área de segurança pública.

 

Na prática, uma alteração ao texto feita na Câmara dos Deputados permite a licitação para a construção e também para a administração de prisões e unidades de tratamento socioeducativo para jovens infratores, o que abre a possibilidade de privatização do sistema prisional.

 

Essa MP precisa ser votada até quarta-feira (21), quando perde a validade.


Outra proposta polêmica que poderá ser votada no plenário do Senado nesta semana é a que define como terrorismo qualquer ato motivado por xenofobia, discriminação ou preconceito que provoque terror e exponha a perigo pessoas ou patrimônio público. Não há acordo para a votação. Parte dos senadores quer retirar do texto original a possibilidade de definir como terrorismo a manifestação de movimentos sociais, políticos e religiosos, por exemplo. As penas variam de 12 a 30 anos de prisão.


A proposta que cria a Lei Geral das Estatais também aguarda votação no Senado. O texto traz regras para investimentos e controle das estatais.

 

Na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça, começa o debates sobre a prorrogação até 2023 da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o que dará maior mobilidade ao governo nos gastos. A proposta aumenta de 20% para 30% o percentual de receitas e tributos federais que poderá ser usado livremente pelo governo. As regras atuais de desvinculação da DRU vencem no final deste ano.

 

A proposta é considerada prioridade pelo governo. No último domingo, durante viagem oficial à Suécia, a presidenta Dilma Rousseff, chegou a dizer que a desvinculação da DRU e a prorrogação da CPMF são cruciais para a retomada do crescimento do país.


No plenário, propostas como a que garante a retroatividade do pagamento do seguro desemprego para os trabalhadores que se sentiram prejudicados durante a vigência da MP 665.  Essa MP aumentou a rigidez na concessão do benefício.

 

Outras propostas na pauta são a que trata de medidas de repressão ao tráfico de drogas sintéticas e a que flexibiliza o horário de retransmissão do programa Voz do Brasil.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo