Senado mantém prisão de Delcídio

02:16 Política, Notícias 25/11/2015 - 23h53 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

O Senado aprovou a decisão do Supremo Tribunal Federal e manteve a prisão do senador Delcídio do Amaral, do PT e líder do governo na Casa. Por ser um senador em pleno exercício do mandato, o Plenário precisava aprovar a decisão da Justiça de prendê-lo.

 

Em sessão dramática, 59 senadores votaram a favor da prisão contra 13 e uma abstenção. O primeiro debate foi sobre o modelo de votação, se seria voto secreto ou aberto.

 

O presidente Renan Calheiros, do PMDB, argumentou que o regimento do Senado garante o voto secreto no caso de prisão de senador em exercício do mandato, mas decidiu colocar a decisão para o Plenário. O voto aberto então venceu por 52 contra 20.

 

Sobre a prisão, o PMDB e PDT liberaram as bancadas e o PT pediu voto pela libertação de Delcídio. Os outros partidos orientaram as bancadas para manter a decisão do STF.

 

O senador Aloísio Nunes, do PSDB, elogiou Delcídio pelas qualidades, mas ressaltou que as provas são robustas.

 

Para o líder do PT, senador Humberto Costa, as denúncias são graves e contundentes, mas a prisão fere a imunidade parlamentar por não se tratar de flagrante.

 

O senador Delcídio do Amaral foi preso acusado de tentar obstruir a Justiça na investigação da Operação Lava Jato.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique