Leonardo Picciani retorna à liderança do PMDB

Publicado em 17/12/2015 - 14:13 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Depois de uma semana fora do cargo, o deputado Leonardo Picciani, do PMDB, retornou à liderança do partido. Uma lista assinada por 36 deputados, mais da metade da bancada na Casa, pedindo que ele reassumisse as funções foi protocolado na Secretaria-Geral da Mesa.


Picciani foi destituído na semana passada por meio de outra lista, assinada por 35 parlamentares integrantes de uma ala considerada rebelde no partido. O estopim foi a escolha, por Picciani, dos oito nomes para compor a comissão especial do impeachment, eleita na semana passada.

 

Parte dos parlamentares alegou que ele escolheu apenas deputados alinhados ao Palácio do Planalto e não atendendo às diversas vertentes do partido. Ao voltar ao cargo, Picciani disse que era o fim da prática de listas dentro da legenda.


O retorno de Picciani à liderança só foi possível porque alguns deputados que assinaram a lista anterior, mudaram de ideia. Outros parlamentares que ocupavam cargos em secretarias do Rio de Janeiro, estado de Picciani, pediram exoneração e voltaram à vaga da Câmara somente para integrar a bancada de apoio ao líder.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo