Congresso pode liberar medicamentos para emagrecer

Publicado em 22/02/2016 - 09:00 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A venda de medicamentos para emagrecer que contenham sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol poderá ser liberada.


A Câmara já aprovou o projeto que libera a produção e a comercialização dessas substâncias, assim como a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, mas o texto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa.


Há cinco anos, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu o uso dessas substâncias. Três anos depois, um decreto liberou a comercialização, mas apenas para uso restrito e controlado, com a retenção da receita e assinatura de termo de responsabilidade de médico e paciente.


Agora, com o projeto na Comissão do Senado, a justificativa do relator, Otto Alencar (PSD), é de que é preciso garantir em lei a disponibilidade dos anorexígenos no Brasil, de forma a impedir que uma nova norma infralegal seja editada para retirá-los do mercado.


Mesmo assim, a medida é vista com uma certa preocupação por pessoas que usam ou já usaram esse tipo de medicamento.


É o caso da jornalista Flávia Moraes que, mesmo sem ter obesidade crônica tomou femproporex e anfepramona receitadas pelo médico.


Ela teve problemas no fígado e não conseguiu emagrecer o esperado.


O endocrinologista Fabiano Sandrini recomenda a prática de exercícios e uma dieta saudável como a receita ideal para quem quer perder peso.


Ele alerta que as substâncias para emagrecer devem ser apenas auxiliares no tratamento.


Os medicamentos deverão ser classificados como tarja preta e ter a venda condicionada à receita azul, aquela que fica retida com o farmacêutico.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo