Marina Silva defende novas eleições presidenciais

Publicado em 06/04/2016 - 10:41 Por Victor Ribeiro - Brasília (DF)

A ex-ministra Marina Silva defendeu nessa terça-feira (6) a convocação de novas eleições presidenciais, se o Tribunal Superior Eleitoral provar que dinheiro de corrupção patrocinou a eleição de 2014.

 

A declaração de Marina ocorreu durante o lançamento da campanha Nem Dilma, Nem Temer, Nova Eleição é a Solução, proposta pela Rede Sustentabilidade.

 

Sonora: "O julgamento pela Justiça, se comprovadas as denúncias, não é golpe. O que nós não podemos é golpear o futuro da nossa nação com aqueles que não estão querendo resolver a crise, apenas a disputa do poder pelo poder."

 

Na eleição presidencial de 2014, Marina Silva foi a terceira colocada e, agora, não cogita a saída de Dilma Rousseff do cargo, com a permanência do vice-presidente Michel Temer.

 

A ex-ministra não quis informar se, no caso de novas eleições, seria candidata.

 

Uma outra proposta de antecipar as eleições é do senador Valdir Raupp, do PMDB. Mas ele pede que ocorram eleições gerais. Ou seja, para presidente, governadores, deputados e senadores.

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, do mesmo partido de Raupp, declarou apoio.

 

Sonora: "Acho essa proposta uma proposta uma proposta bem elaborada e a vejo com bons olhos. Nós não podemos fechar nenhuma porta, deixar de discutir nenhuma alternativa."

 

A presidenta Dilma Rousseff também comentou as propostas de novas eleições.

 

Sonora: "Eu não rechaço nem aceito. Eu acho que é uma proposta. Me convençam a Câmara e o Senado a abrir mão de seus mandatos, aí venham conversar comigo."

 

O Tribunal Superior Eleitoral ainda não decidiu quando vai julgar a ação que pede a impugnação da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo