CCJ vai votar parecer que pode salvar Cunha da cassação

Publicado em 06/06/2016 - 21:35 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Um parecer apresentado na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara nessa segunda-feira (6) pode dificultar a cassação do mandato de Eduardo Cunha. O deputado Arthur Lira, do PP, diz no documento que caso o plenário rejeite a decisão do Conselho de Ética com a punição a Eduardo Cunha, o processo deve ser arquivado. Diz ainda que o Plenário só pode fazer alterações que diminuam a pena determinada pela comissão de Ética ao presidente afastado.

 

O parecer foi uma resposta aos questionamentos feitos pelo presidente em exercício, deputado Waldir Maranhão, para casos de processo de quebra de decoro parlamentar no Plenário.

 

O parecer do Arthur Lira ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, e está pautado para esta terça-feira, mesma data que o conselho de ética pode votar o pedido de cassação do mandato de Eduardo Cunha.

 

Se o entendimento de Arthur Lira prevalecer, o Plenário da Câmara não poderá aumentar a pena aprovada pelo Conselho de Ética, mas poderia amenizá-la. E caso o relatório seja rejeitado pelo Plenário, não se poderia votar novamente a representação original dos partidos PSOL e Rede, que pedem a cassação de Eduardo Cunha. Arthur Lira justifica o parecer, alegando o direito à defesa.

 

Porém, a assessoria da Comissão de Constituição e Justiça informou que a decisão é meramente opinativa. Em tese, o Plenário pode ignorar o parecer do Arthur Lira e aprovar uma pena maior do que a definida no Conselho de Ética.

Últimas notícias
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo