Planejamento divulga nota sobre aumento de servidores

01:13 Política, Notícias 03/06/2016 - 14h44 Brasília, DF Embed

Danyele Soares

O Ministério do Planejamento divulgou nota nesta sexta-feira (3) para explicar um projeto aprovado pela Câmara dos Deputados que autoriza a criação de 14 mil cargos federais.

 

A pasta informou que a proposta não gera aumento de despesa. Isso porque, segundo o governo, houve uma compensação financeira, já que cerca de 15 mil postos equivalentes foram extintos no mesmo projeto.

 

A informação foi divulgada após notícias veiculadas pela imprensa que questionavam a aprovação do texto em um momento de crise financeira no país.

 

O ministério também explicou que todos os cargos serão mantidos vagos, já que a lei orçamentária impede a realização de concursos públicos este ano e que a medida deve ser mantida em 2017.

 

Na nota, o governo fala ainda sobre o reajuste a categorias do funcionalismo público aprovado pela Câmara. O Ministério informa que o impacto da medida para este ano, de R$ 7 bilhões, está previsto no orçamento.

 

A pasta disse que se trata de recomposição parcial das perdas provocadas pela inflação e que os servidores do Judiciário, por exemplo, estavam sem reajustes há 9 anos.

 

*Áudio atualizado às 15h53 para complementação de informações

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.