Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara e destaca pauta econômica

02:41 Política, Notícias 14/07/2016 - 07h12 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Com 285 votos, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta-feira (14), no processo de votação que demorou mais de seis horas.


Rodrigo Maia é bancário, tem 46 anos e está no quinto mandato de deputado federal. A vitória veio no segundo turno, quando Maia disputou a vaga com o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso, que recebeu 170 votos. Cinco deputados votaram em branco.


Rodrigo Maia comemorou o apoio dos partidos de esquerda e afirmou que estará aberto ao diálogo.


Rogério Rosso era o candidato do chamado centrão, um bloco informal de 13 partidos que representam cerca de 220 deputados, mais de 40% da Câmara.


O líder do grupo é o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha, do PMDB. A ligação de Rosso com esse grupo afastou possíveis apoiadores no segundo turno.


Os partidos que atualmente estão na oposição ao governo, como PT, PDT e PCdoB, também associam Rogério Rosso ao presidente interino Michel Temer. Por isso, decidiram apoiar Rodrigo Maia no segundo turno.


O deputado Sívio Costa, do PTdoB, faz parte desse grupo de oposição e estava satisfeito depois do resultado.


Rodrigo Maia citou os projetos que serão prioridades da gestão. A maioria na área econômica.


A disputa pela Presidência da Câmara foi acirrada e chegou a ter 18 candidatos, mesmo sendo um mandato tampão, que vai durar apenas até fevereiro de 2017, quando termina a atual legislatura.


A grande concorrência tem explicação: no final do mês que vem o Senado votará o impeachment de Dilma Rousseff. Se ela for afastada definitivamente, Michel Temer passa a ser o titular e o presidente da Câmara se torna o segundo na linha de sucessão do país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique