Campanha estimula eleitor a pesquisar vida de candidatos

Publicado em 25/09/2016 - 17:23 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o país para escolher prefeitos e vereadores de suas cidades.


O pleito ocorre em 5.568 cidades brasileiras, com exceção de Fernando de Noronha e do Distrito Federal, porque nesses locais não existem prefeitos, nem vereadores.


Também ficam de fora da votação os eleitores cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.


Na capital paulista, cidade com o maior eleitorado do Brasil, vão às urnas quase 9 milhões de eleitores. O tema foi alvo de uma ação promovida por organizações sociais.


Quem tirou este domingo para caminhar pela Avenida Paulista foi incentivado a expor as reivindicações para a cidade na campanha Olho no Seu Voto, organizada por essas entidades, entre elas o Instituto Pólis.


Foi o caso do gerente de segurança Cássio Maceió, de 54 anos, que estava acompanhado da mulher. Ele falou da importância do voto.


Apesar de morar no Rio de Janeiro, o relações públicas Saulo Brito da Rosa, de 25 anos, comentou os critérios para escolher o prefeito e o vereador de sua cidade.


A campanha Olho no seu Voto acontece em todo o país, segundo afirma Nelson Saulo Junior, coordenador-geral do Instituto Pólis.


Quem tiver alguma dúvida sobre as eleições municipais no próximo domingo pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo