Força-tarefa da Lava Jato vai atuar por mais um ano

01:32 Política, Notícias 06/09/2016 - 16h51 Brasília Embed

Danyele Soares

O Conselho Superior do Ministério Público Federal prorrogou por mais um ano a força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba (PR). Também foi prorrogada a atuação do grupo da Lava Jato, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Essa força-tarefa da capital fluminense foi criada em junho deste ano. Já a de Curitiba foi criada em abril de 2014, um mês depois de ser deflagrada a Operação.

 

A Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o país já teve: são mais de 30 fases até agora. A Justiça já fez cerca de 90 condenações que somam mais 900 anos de prisão. Até a 24ª etapa tinham sido recuperados cerca de R$ 3 bilhões por meio de acordos de colaboração.

 

De acordo com o Ministério Público Federal, a operação começou investigando quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Mas, com o andamento das apurações, as autoridades descobriram um esquema de corrupção que dura pelo menos dez anos onde empreiteiras, organizadas em cartel, pagavam propina a executivos da Petrobras.


A ação também investiga pessoas ligadas a partidos políticos que seriam responsáveis por indicar e manter diretores da Petrobras.


O nome “Lava Jato” vem do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato para movimentar recursos ilícitos que pertenciam a uma das organizações investigadas no início da Operação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique