Lei do salão de beleza parceiro é sancionada

Publicado em 28/10/2016 - 11:38 Por Danyele Soares - Brasília

Salões de beleza já podem fazer contratos escritos com cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, entre outros. A medida está prevista em lei sancionada nessa quinta-feira (27) pelo presidente Michel Temer.

 

Os profissionais passarão a ser microempreendedores individuais e não mais empregados com carteira assinada. Assim, a medida cria a figura do profissional-parceiro e do salão-parceiro, sendo que salão-parceiro terá a responsabilidade pela centralização dos pagamentos e recebimentos dos serviços prestados pelos profissionais no salão. A lei também permite que salão e profissional adotem o Simples Nacional.

 

Para Temer, a norma ajuda na recuperação da economia, porque gera empregos.

 

Sonora: “Esta responsabiidade que estamos assumindo neste momento ao viabilizarmos o Supersimples e, ao mesmo tempo, a parceria nos saloes de cabeleireiros, ela une a ideia da responsabilidade fiscal com responsabilidade social. E são também as tônicas do nosso governo, diálogo, emprego, responsabilidade fiscal, daí o teto de gastos, e responsabilidade social.”

 

O presidente Sindicato Pró-Beleza, Márcio Michelasi, comemora a parceria entre trabalhador e empresa.

 

Sonora: “Nós não tínhamos uma relação muito clara da relação de trabalho, que é do parceiro. Que é o percentual diferenciado, que a autonomia dele perante o salão é outra. E isso encerrou aqui. Uma nova página, o mercado da beleza merecia, o profissional da beleza merecia. Nesse compêndio de leis que tem, uma página diz quem é o profissional da beleza e como ele trabalha nesse país.”

 

Mas a medida é criticada por entidades ligadas aos trabalhadores. Segundo Moacyr Roberto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, o profissional perde porque deixa de ser um trabalhador com carteira assinada e passa a ser uma pessoa jurídica. Além disso, alguns afirmam que a lei abre espaço para a terceirização no setor.

 

Sonora: “Esse é o inicio da terceriização e da pejotização. Com isso, todos os nossos trabalhadores que são protegidos pela nossa CLT, os empresários vão forçar a todos que virem pessoa jurídica.”
 

 

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo