TRE-SP cassa mandatos de prefeito e vice-prefeito de São José dos Campos

01:20 Política, Notícias 16/12/2016 - 14h47 Brasília Embed

Magda Calipo

O prefeito de São José dos Campos, Carlos José de Almeida, e seu vice, Itamar Coppio, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por uso indevido dos meios de comunicação.

 

A decisão anunciada nessa quinta-feira (15) foi unânime e modificou a sentença de primeiro grau, que considerou a ação improcedente, e aplicou, ainda, a pena de inelegibilidade por oito anos. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

De acordo com a decisão do TRE-SP, durante a campanha eleitoral de 2012, os então candidatos foram beneficiados por propagandas veiculadas em televisão e jornal, pagas por empresas locais, além de terem suas candidaturas enaltecidas em programa de rádio.

 

Os juízes do TRE concluíram haver notória promoção de propaganda irregular que, de maneira dissimulada, foi capaz de influenciar na liberdade de escolha dos eleitores.

 

Em nota divulgada hoje (16), a Prefeitura de São José dos Campos informou que o prefeito permanece no cargo, já que cabe recurso à decisão no TSE.

 

O prefeito Carlinhos, como é popularmente conhecido na cidade, afirma não ter cometido nenhuma irregularidade na campanha de 2012. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique