Ex-presidente da Petrobras depõe ao juiz Sérgio Moro

Ação sobre triplex

Publicado em 13/02/2017 - 17:18 Por Danyelle Soares - Brasília

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli afirmou que há influência política na nomeação de diretores da estatal desde que ela foi criada, em 1953. Gabrielli foi ouvido como testemunha de defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no processo que investiga o triplex no Guarujá, em São Paulo.

 

Além do ex-presidente, outras seis pessoas são processadas. A ex-primeira-dama, Marisa Letícia, que morreu no começo do mês, também era ré nesta ação. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o ex-presidente teria recebido propina no valor de 3,7 milhões de reais de empreiteiras. O dinheiro foi supostamente repassado por meio da reserva e da reforma do triplex.

 

Nesta segunda-feira, Gabrielli negou ter conhecimento de uma suposta atuação de Lula em ações de desvio de dinheiro na Petrobras e detalhou a escolha de diretores na estatal, ao responder o procurador do Ministério Público Federal, Júlio Noronha.

 

 

Também prestou depoimento nesta segunda-feira o ex-ministro Jaques Wagner que participou tanto da gestão da ex-presidente Dilma Rousseff quanto do governo Lula. Wagner negou a denúncia do Ministério Público de que o governo Lula tenha repassado vantagens indevidas para conseguir maioria no Congresso Nacional. E disse que o ex-presidente formou uma base aliada forte porque tinha popularidade.

 

 

Outros ex-ministros do governo de Luís Inácio também devem prestar depoimento nesta ação. Entre as testemunhas que serão ouvidas por Sérgio Moro, estão Tarso Genro e Aldo Rebelo. Também foram chamados como testemunhas ministros da gestão do presidente Michel Temer, entre eles, Henrique Meirelles e Gilberto Kassab.

 

Entramos em contato com a Petrobras para pedir um posicionamento sobre a afirmação de Sérgio Gabrielli, mas até o momento não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo