Manifestação no Rio defende Lava Jato neste domingo

Política

Publicado em 26/03/2017 - 16:53 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O apoio à Operação Lava Jato foi a principal pauta do protesto realizado neste domingo em sete cidades do Rio de Janeiro, incluindo a capital. A manifestação na praia de Copacabana ocupou por cerca de três horas uma parte da pista junto à orla da Avenida Atlântica, que normalmente já é fechada aos domingos para área de lazer e, portanto, não houve interdições extras no trânsito. A fisioterapeuta Érica Masulo acredita que a indignação das pessoas com a corrupção tem que ser mostrada nas ruas.

 

A manifestação foi convocada pelos grupos Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre, que foram os principais articuladores dos protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, no ano passado. Como nas outras edições, as falas foram precedidas pela execução do hino nacional.

 

Desta vez, no entanto, o público foi visivelmente menor, mas a Polícia Militar não divulgou estimativas. A auxiliar administrativa, Ana Paula Gonçalves, acredita que o Congresso Nacional tem feito manobras para que deputados e senadores consigam se livrar de acusações de corrupção. E isso pode ter desmotivado a multidão que encheu os protestos no ano passado.

 

Nas camisas, adesivos e faixas há muitas menções elogiosas à atuação do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato. No local, era possível adquirir um boneco inflável do juiz vestido de super-herói.

 

Os manifestantes pediram também o fim do foro privilegiado e a rejeição da proposta que institui o voto em lista para o Poder Legislativo.

 

Já medidas polêmicas do governo Temer, que motivaram protestos organizados por outros grupos nos últimos dias como as reformas trabalhistas e previdenciária não foram mencionadas. Talvez pela divergência entre os próprios manifestantes. O aposentado Laurenio Cullig por exemplo discorda.

 

O protesto no Rio de Janeiro acompanhou um movimento nacional que realizou manifestações em mais de 120 cidades de acordo com os organizadores.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo