Temer indica senador Aloysio Nunes para o Itamaraty

01:57 Política, Notícias 03/03/2017 - 07h15 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O presidente Michel Temer indicou nesta quinta-feira o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, para ser o novo ministro das Relações Exteriores. O tucano entra no lugar do também senador do PSDB de São Paulo, José Serra, que pediu demissão do cargo alegando problemas de saúde.

 

Aloysio Nunes é o atual líder do governo no Senado e coordenou as votações de interesse do Executivo, como a proposta do teto de gastos.

 

Na declaração oficial, o porta-voz do governo, Alexandre Parola, disse que a larga experiência de homem público e o engajamento nas causas da diplomacia brasileira fazem de Aloysio Nunes um nome adequado para o cargo.

 

O indicado divulgou um vídeo nas redes sociais aceitando o convite de Michel temer. Aloysio diz que vai trabalhar para que as relações exteriores ajudem na recuperação da econômica e citou como metas da sua gestão a aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico e a União Europeia.

 

O senador já presidiu a comissão de relações exteriores do Senado e foi o candidato a vice-presidente em 2014 na chapa de Aécio Neves. Também foi deputado estadual e federal por São Paulo e vice-governador do estado entre 1991 e 1994.

 

No governo Fernando Henrique Cardoso, Aloysio Nunes foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ambém da Justiça. Formado em direito pela Universidade de São Paulo, o novo ministro do Itamaraty participou de grupos de luta armada contra a ditadura militar e se exilou na França na década de 1960.

 

Em 2015, o ministro do Supremo Celso de Mello autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador por suposto crime eleitoral. O dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, afirma em delação premiada que deu recursos para campanha de Aloysio que não foram contabilizados na Justiça Eleitoral. Na época, Aloysio afirmou que a investigação é bem-vinda para afastar dúvidas sobre sua campanha eleitoral.

 

No Senado, vai ocupar o lugar de Aloysio Nunes o primeiro suplente, Airton Sandoval, do PMDB paulista.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique