Policiais fazem ato contra reforma da Previdência; relator cogita mudanças favoráveis à categoria

02:34 Política, Notícias 19/04/2017 - 00h10 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Policiais em protesto contra a reforma da Previdência tentaram invadir o Congresso Nacional nesta terça-feira (18). Um grupo de 500 pessoas, segundo estimativa da Polícia Legislativa, forçou uma das entradas do prédio principal, quebrando vidraças. A Polícia Legislativa usou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para expulsar os manifestantes.

 

Uma das manifestantes que conseguiu entrar no Congresso foi a agente da Polícia Civil do estado do Ceará, Telma Pacheco. Ainda sob os efeitos do gás, a servidora desabafou.

 

Ao contrário do que ocorreu em outras manifestações, a Polícia Militar não acompanhou o protesto. Durante o ato, um policial chegou a ser detido, mas em seguida foi liberado. O departamento de Polícia Legislativa informou que vai usar as imagens das câmeras de segurança para identificar quem participou da depredação do prédio. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lamentou o episódio.

 

O líder da oposição, deputado José Guimarães, do PT, opinou que isso é consequência da falta de diálogo.

 

Durante a manifestação, o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia, do PPS, se reuniu com lideranças sindicais dos policiais e sinalizou mudanças em favor da categoria.

 

A manifestação reuniu policiais civis, federais, rodoviários federais, além de agentes penitenciários. Atualmente, os servidores da segurança pública têm direito a uma aposentadoria especial por causa dos riscos da profissão. Com a reforma, eles teriam que contribuir mais para se aposentar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique