Câmara aprova texto-base da reforma trabalhista

Política

Publicado em 27/04/2017 - 00:13 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O texto-base do projeto que altera as relações entre patrões e empregados foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26), mas ainda faltam votar os pedidos para alterar o texto. Sob protestos da oposição, a base governista rejeitou todos os pedidos para adiar a votação e aprovou a reforma trabalhista com 296 votos contra 177.

 

O debate do projeto foi marcado por confusões. A oposição, em protesto, usou cartazes com carteiras de trabalho gigantes rasgadas e cercou a mesa diretora do plenário da Casa, o que gerou a revolta do presidente Rodrigo Maia que chegou a empurrar um deputado.

 

Depois de pressão da oposição, o governo fechou um acordo para votar o projeto nominalmente, ou seja, com os deputados colocando a digital na hora de votar.


O projeto altera mais de 100 artigos da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.

 

A reforma trabalhista prevê que a negociação entre patrões e trabalhadores prevaleça em relação a legislação em 16 pontos, como jornada de trabalho, pagamento de férias e o intervalo intrajornada. O relatório também prevê a cobrança dos encargos advocatícios no caso do empregado perder uma causa contra a empresa na Justiça.


Os deputados contrários ao texto, como o deputado Alessandro Mollon, da Rede, argumentam que as mudanças, na prática, fragilizam a CLT.

 

O governo defende que o texto mantêm os direitos e permite a criação de mais empregos. O relator, deputado Rogério Marinho, do PSDB,  diz que a reforma dá segurança ao empregador.

 

O texto da reforma trabalhista também acaba com a contribuição sindical obrigatória; regulamenta o teletrabalho, que é feito da casa do empregado, e o intermitente, aquele sem horários fixos e amplia a jornada parcial de trabalho de 25 para 30 horas semanais

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo