Indígenas protestam em Brasília contra alteração no processo de demarcação de terras

01:45 Política, Notícias 26/04/2017 - 20h17 Brasília Embed

Gésio Passos

Lideranças indígenas afirmam que aprovação da PEC 215, que passa para o Congresso Nacional a demarcação das terras indígenas, uma declaração de guerra dos políticos contra os índios.

 

Nesta quarta-feira, lideranças foram recebidas rapidamente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O cacique Paikam, da etnia Caiapo, afirma que a mudança busca acabar com as terras indígenas.

 

Cerca de 4 mil índios estão mobilizados em Brasilia no Acampamento Terra Livre até sexta-feira. Nesta quarta, uma marcha dos indígenas na Esplanada do Ministério foi violentamente reprimida pela Polícia Militar.

 

O Cacique Paikam afirma que houve desrespeito com os povos. A PM informou que os índios descumpriram o acordo de trajeto e ocuparam o espelho d'água do Congresso.

 

Os indios também lutam contra outros projetos que denominam anti-indigenas, como a exploração mineral de suas terras e o enfraquecimento de instituições como a Funai. Na tarde desta quarta, os indígenas participaram de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique