Texto-base do projeto de recuperação fiscal dos estados é aprovado na Câmara

01:17 Política, Notícias 19/04/2017 - 08h05 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

A base aliada do governo conseguiu vencer a obstrução e aprovou, depois de um mês de tramitação, o texto-base do projeto que trata da dívida dos estados.

 

A proposta, aprovada por 301 votos a favor, 127 contra e sete abstenções, prevê que os estados endividados possam suspender o pagamento da dívida por três anos. Depois desse prazo, voltam a pagar, mas com as parcelas reduzidas.

 

Em troca, deverão cumprir algumas exigências, como aumentar a alíquota de contribuição previdenciária de servidores ativos e aposentados de 11% para, pelo menos, 14%; congelar reajuste de servidores públicos e restringir concursos públicos. Terão ainda de reduzir incentivos tributários e privatizar empresas estatais. 

 

A recuperação vai valer para os estados que estão com mais de 70% do orçamento comprometidos com gasto de pessoal e serviço da dívida, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 

Os deputados voltam a plenário hoje (19) de manhã para votar os destaques, que são os pontos do projeto retirados do texto principal para votação em separado. 

 

* A participação da repórter foi ao vivo. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique