Herman Benjamin diz que Brasil vive crise na democracia

01:37 Política, Notícias 10/05/2017 - 15h28 Brasília Embed

Mariana Martins

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin, participou, nesta quarta-feira (10), de audência pública na Comissão Especial de Reforma Política, Câmara dos Deputados.


Benjamin, que é o relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma/Temer no TSE elogiou o relatório preliminar do deputado Vicente Candido (PT) e afirmou que o Brasil vive uma crise na democracia.


O ministro criticou o financiamento empresarial de campanha.


Ao defender o financiamento público de campanha, o ministro fez uma ressalva ao texto do relatório parcial. Benjamin disse considerar o teto de cinco salários mínimos para contribuições de pessoas físicas muito baixo.


Ele ainda se diz favorável ao sistema misto de voto, em vez da lista fechada, que é quando o eleitor vota numa lista pré-ordenada de candidatos.


A lista fechada é uma das proposições do relatório preliminar, que prevê esse sistema nas duas próximas eleições, em 2018 e 2022. O sistema misto seria adotado somente a partir de 2026.


Confira os detalhes na matéria de Mariana Martins.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique