Lava Jato denuncia Sérgio Cabral pela nona vez

Corrupção

Publicado em 23/05/2017 - 19:54 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O ex-governador Sérgio Cabral foi denunciado pela nona vez. De acordo com as investigações da Força-Tarefa da Lava-Jato do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro ele e mais nove pessoas são acusadas dos crimes de corrupção ativa e passiva, por esquema de pagamento de propina envolvendo a empreiteira Carioca Engenharia, em contratos milionários das obras do Arco Metropolitano, do PAC Favelas e da Linha 4 do metrô. 


.
Segundo o órgão, a organização criminosa atuou em diversas contratações do Estado do Rio , entre os anos de 2008 e 2014, tendo sido estruturada para que o ex-governador Sérgio Cabral recebesse uma “mesada” de até R$ 500 mil da Carioca Engenharia.

 

Nos mesmos moldes das demais organizações criminosas investigadas pela Operação Lava Jato, a estruturação e a divisão de tarefas do grupo envolvendo a empreiteira também tinha quatro núcleos básicos.

 

O econômico, formado por executivos das empreiteiras cartelizadas contratadas para execução de obras pelo governo do estado do Rio, que ofereciam vantagens indevidas a políticos e gestores públicos.

 

O núcleo administrativo, no caso os gestores públicos que solicitavam e administravam as vantagens indevidas recebidas pelas empreiteiras. O núcleo financeiro operacional, formado por responsáveis pelo recebimento e repasse das vantagens e ocultação da origem. E, por último, o núcleo político, comandado pelo líder da organização criminosa, segundo o MPF, o ex-governador Sérgio Cabral.

 

Além de Cabral, foram denunciados os ex-secretários Wilson Carlos e Hudson Braga, o executivo da Carioca Engenharia, Ricardo Pernambuco, o ex-subsecretário de transportes Luiz Carlos Velloso e o diretor da Rio Trilhos, Heitor Lopes de Souza Júnior e operadores financeiros do esquema: Carlos Miranda, Luiz Carlos Bezerra, Wagner Jordão e José Orlando Rabelo.

 

Em nota oficial, a Carioca Engenharia disse que não vai comentar a nova denúncia contra o ex-governador do Rio.

 

Um dia antes desta decisão, , o Ministério Público Federal no Paraná TAMBÉM apresentou denúncia contra o ex-governador. Segundo o MPF ele recebeu propina da Andrade Gutierrez em troca de contratos para obras do Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.

 

Últimas notícias
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo