TRE do Amazonas julga nesta terça adiamento de eleições

01:14 Política, Notícias 11/07/2017 - 09h53 Brasília Embed

Renata Martins

Partidos de seis coligações solicitaram o adiamento das eleições para governador no Amazonas. Marcado para 6 agosto, o recurso pede que o pleito ocorra no domingo seguinte, dia 13.


O Tribunal Regional Eleitoral  (TRE) do Estado deve decidir nesta terça-feira (11) sobre o pedido. O TRE publicou nessa segunda-feira (10) portaria mantendo as datas originariamente fixadas no Calendário Eleitoral.


Mas os partidos querem recuperar a semana em que o processo eleitoral ficou suspenso.


As novas eleições ocorrem porque, em maio deste ano, o TSE cassou os mandatos do governador José Melo e do vice, Henrique Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014.


No fim de junho, o ministro do STF Ricardo Lewandowski concedeu liminar, a pedido de Henrique Oliveira, suspendendo a eleição direta.


Uma nova decisão do Supremo, desta vez do ministro Celso de Melo, manteve a realização das eleições suplementares no Amazonas.


O recurso para o adiamento do pleito foi protocolado, no domingo (9), pelas coligações encabeçadas por PT, PSB, PHS, PP, PPL e PPS.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique