Comissão da reforma política vota hoje relatório do deputado Vicente Cândido

02:58 Política, Notícias 09/08/2017 - 13h03 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Ficou para hoje (9) a reunião da Comissão Especial da Reforma Política, que deve votar o relatório do deputado Vicente Cândido (PT). Oficialmente marcado para ontem (8), o encontro foi adiado para que os partidos tivessem um pouco mais de tempo para chegar a um acordo. O relator se reuniu com alguns líderes da Câmara há pouco para fechar a questão em alguns pontos ainda divergentes.

 

A reforma política também foi alvo de assunto numa reunião ontem à noite, na casa do presidente do Senado, Eunício Oliveira. Ele disse que já existe consenso em vários pontos da reforma, inclusive com relação de distritão – em que cada estado seria um distrito e o eleitor votaria no candidato. Ou seja, o eleitor votaria no candidato, e o eleito seria o mais votado. Hoje, as eleições proporcionais levam em conta o quociente eleitoral, o que faz com que alguns candidatos sejam eleitos com poucos votos, puxados pelos candidatos da coligação, com mais votos.

 

Apesar de Eunício considerar consenso, o deputado José Guimarães disse que a questão não está fechada. E, para ele, temas como fim das coligações, cláusula de barreira e cláusula de desempenho estão mais bem definidas.

 

O assunto vai ser discutido daqui a pouco. O deputado Lúcio Vieira Lima, do PMDB, aposta numa discussão rápida, para levar a proposta ao plenário, nos próximos dias.

 

 

* A participação da repórter foi ao vivo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique