Deputados retomam debates sobre reforma da Previdência

Aposentadoria

Publicado em 07/08/2017 - 09:24 Por Graziele Bezerra - Brasília

Parada desde maio na Câmara dos Deputados, a reforma da Previdência está pronta para ser discutida em plenário.


Entre outras alterações, o texto do deputado Arthur Maia, do PPS da Bahia, prevê mudança na idade mínima para a aposentadoria. Sessenta e dois para as mulheres e 65 para os homens.


Para o vice-presidente da câmara, deputado Fábio Ramalho, do PMDB de Minas, esse aspecto deve ser votado separadamente para ter uma aprovação mais rápida.


“Eu penso que a reforma da Previdência, neste momento, já falei isso com o presidente e tenho falado isso há mais de 90 dias. A reforma da Previdência, agora, tem que ficar na idade. Sessenta e cinco anos para homens e 62 para mulheres, com a transição, e que a gente passe para o próximo governo. Que ele [próximo governo] possa fazer a reforma que realmente necessita, mais discutida com toda a sociedade.”


Mas a ideia de fatiar a proposta desagrada a oposição. O líder do PT na Câmara, Carlos Zaratini, diz que desmembrar a discussão pode piorar a proposta que, na opinião dele, já é ruim.


“Se você aprovar a idade mínima, você tem que aprovar as regras de transição. As regras de transição estão num emaranhado que é necessário votar, também, outras questões. É uma coisa complicada e vai criar um verdadeiro monstro. Hoje, tem uma coerência, é um projeto muito ruim para o povo brasileiro, mas tem uma coerência. Querer fatiar vai, evidentemente, criar problemas jurídicos enormes.”


Para ser aprovada na Câmara, a matéria precisa do voto favorável de pelo menos 308 deputados, em dois turnos de votação. Depois a proposta segue para o Senado.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo