AGU dá parecer favorável à recuperação fiscal do Rio

Acordo

Publicado em 01/09/2017 - 07:46 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Advocacia-Geral da União emitiu parecer favorável ao acordo de recuperação fiscal do estado do Rio de Janeiro.

 

O despacho com a aprovação do parecer foi assinado nessa quinta-feira (31) pela Advogada-Geral da União, Grace Mendonça.

 

O documento sustenta que as diferenças entre os regimes previdenciários da União e do Rio de Janeiro, relativas às pensões por morte de servidores da área de segurança pública, não constituem impedimento legal para a homologação do acordo.

 

Segundo o parecer, a legislação em vigor permite que os estados tenham regras próprias de previdência em questões específicas.

 

O texto cita ainda que os graves problemas da área de segurança pública no Rio, com notórios dados alarmantes quanto à mortalidade de agentes, justificam a criação de regras específicas sobre a concessão de pensão por morte, especialmente quando esta ocorre no exercício da função.

 

A AGU também alega que a despesa gerada por esse item específico tem impacto orçamentário praticamente irrelevante, representando apenas 0,075% do valor global das medidas de ajustes necessárias para o equilíbrio financeiro do estado do Rio.

 

O parecer favorável emitido pela AGU era o último entrave burocrático à homologação do plano recuperação fiscal do Rio.

 

Nesta quinta-feira, durante evento na capital fluminense, o presidente em exercício, Rodrigo Maia, disse que o acordo será assinado até a próxima quarta-feira (6). 

 

O governo do Rio formalizou o pedido de recuperação fiscal junto ao Ministério da Fazenda no dia 31 de julho.

 

Após a homologação do acordo, a dívida do Rio com a União ficará suspensa por três anos, e o estado poderá contrair novos empréstimos de até R$ 3,5 bilhões, que terão como garantia as ações da Cedae, a Companhia Estadual de Aguá e Esgotos, que será privatizada.

 


* Post alterado às 13h57 de 01/09/17 para inclusão de matéria consolidada com sonora. 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo